Uma pequena introdução sobre nós....

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, pelos alunos Gerónimo Costa Nº29,Mamadou Diallo Nº14, Tânia Oliveira Nº21, Sofia Ferreira Nº19 do 12ºCT no decorrer do ano lectivo 2010/2011. Com este trabalho pretendemos esclarecer conceitos sobre a Multimédia como: Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia, Linearidade e Não-Linearidade e tipos de produtos Multimédia. No final será feita uma apresentação à nossa turma de Aplicações de Informática B do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Escola Secundária para que também os nossos colegas possam ficar a conhecer/saber alguns outros novos conceitos que nós aprendemos ao realizar este trabalho.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

6. Tipos de Produtos Multimédia

Existem dois tipos de produtos de multimédia: produtos de multimédia baseados em páginas e produtos de multimédia baseados no tempo.

Produtos Multimédia baseados em Páginas

Os tipos de média estáticos ou baseados em páginas são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes no tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixéis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.
Exemplos: Livros, revistas e jornais.

Algumas ferramentas de trabalho:

Texto - "Microsoft Word" e "Microsoft Publisher";
Gráficos vectoriais - "Macromédia Freehand" e "Adobe Illustrator";
Imagens bitmap - "Adobe Photoshop" e "Shirif".


Produtos Multimédia Baseados no tempo

O tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo que pertence a um dos tipos de média dinâmicos também se altera. Em jeito de conclusão, o tempo faz parte da sua semântica. Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de média dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagens em movimento para o vídeo digital e gráficos em movimento para a animação. Um exemplo disso é a banda-desenhada, que apresenta ao longo do tempo sucessivas imagens no qual o seu produto final será, neste caso, uma animação. Outros exemplos: Programas de TV, cinema e clips de vídeo.

Algumas ferramentas de trabalho:

Áudio digital - "Sonic Foundry SoundForge" e "Goldwave Digital Áudio Editor";
Animação _ "Affect 3D Studio" e "Macromédia Flash";
Vídeo - "Adobe Première" e "Microsoft Windows Movie Maker".

Bibliografia:
Tecnologias de Informação: "Multimedia e Tecnologias Interactivas" de Nuno Ribeiro, FCA-Editora de Informática, edição I.

Sem comentários:

Enviar um comentário