Uma pequena introdução sobre nós....

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, pelos alunos Gerónimo Costa Nº29,Mamadou Diallo Nº14, Tânia Oliveira Nº21, Sofia Ferreira Nº19 do 12ºCT no decorrer do ano lectivo 2010/2011. Com este trabalho pretendemos esclarecer conceitos sobre a Multimédia como: Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia, Linearidade e Não-Linearidade e tipos de produtos Multimédia. No final será feita uma apresentação à nossa turma de Aplicações de Informática B do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Escola Secundária para que também os nossos colegas possam ficar a conhecer/saber alguns outros novos conceitos que nós aprendemos ao realizar este trabalho.



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2.Tipos de Media

Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de média que servem de base à criação de sistemas e aplicações de multimédia. Estes podem ser classificados através de várias propriedades.


Temos dois tipos de média: os estáticos e os dinâmicos.


2.1 Estáticos:

Os tipos de média estáticos, discretos ou espaciais agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos.


2.1.1 Imagem

As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático.Estes podem ser captados através de um scanner ou uma maquina fotográfica,ou, ainda, serem produzidos no computador através da utilização de programas adequados.





2.1.2 Texto
O texto constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plaín texto.



2.2 Dinâmicos

Os tipos de média dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.

2.2.1 Áudio

O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.O formato digital pode, também, ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma, os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido, resultando ficheiros mais pequenos e de qualidade superior.



2.2.2 Vídeo

O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.





2.2.3 Animação


A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.

Actualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.

Sem comentários:

Enviar um comentário