Uma pequena introdução sobre nós....

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, pelos alunos Gerónimo Costa Nº29,Mamadou Diallo Nº14, Tânia Oliveira Nº21, Sofia Ferreira Nº19 do 12ºCT no decorrer do ano lectivo 2010/2011. Com este trabalho pretendemos esclarecer conceitos sobre a Multimédia como: Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia, Linearidade e Não-Linearidade e tipos de produtos Multimédia. No final será feita uma apresentação à nossa turma de Aplicações de Informática B do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Escola Secundária para que também os nossos colegas possam ficar a conhecer/saber alguns outros novos conceitos que nós aprendemos ao realizar este trabalho.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

3. Linearidade e Não-Linearidade

Existe ainda quem diferencie as categorias de multimédia Linear e Não-Linear.

3.1 Linearidade:

A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.Esta é a forma de aprendizagem mais utilizada, o professor ensina e o aluno limita-se a recolher a informação.

3.1.1 Vantagens:

A linearidade é muito mais objectiva, dando ao utilizador apenas o que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos.

3.1.2 Desvantagens:

A linearidade torna-se muito mais monótona para o utilizador do que a não linearidade. Pode também ser mais difícil para o utilizador aprender a utilizar a linearidade pois não tendo interacção com a máquina não lhe é tão fácil aprender, estando limitado a assistir.

Ex:
Um espectador de televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições como o volume e a luz, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido. Apesar da evolução das tecnologias de TV tenha tornado possível ao espectador visualizar aspectos como o resultado de um jogo de futebol ou a disposição da equipa em campo de um jogo que esteja a ser transmitido continua limitado a apenas ver o jogo sem poder decidir o resultado.

3.2 Não-Linearidade:

Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.

3.2.1 Vantagens:

A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois ele interage com o computador e com o que está a prender. Resumidamente “é a fazer que se aprende”.

3.2.2 Desvantagens:

Pode ser mais confuso para o utilizador interagir num ambiente não-linear, podendo “perder-se” no sistema, devido a ser ele que escolhe um de vários caminhos que tem à sua disposição.

Ex.:
"Um dos maiores desafios do software educativo multimédia é o seu potencial modo não-linear de tratar a informação que fortemente contrasta com o processo tradicional de ensinar e aprender passo a passo. "

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